Na iluminação, equilíbrio é tudo...
Como profissional de automação residencial, você sabe (quase) tudo o que há para saber sobre luminárias: Saída de luz, escurecimento, controle de iluminação, ignitores, lustres e tudo mais. Por causa disso, é fácil esquecer que a melhor forma de luz é a luz do dia. Bem, a menos que você tenha a experiência que tive nas férias.
Autor: Phillip Pini, Diretor de Vendas Residenciais da Crestron UK
Durante o verão, passei alguns dias em uma casa alugada. A casa era luxuosa e divertida, mas também bastante frustrante porque tinha persianas e claraboias automatizadas que precisavam ser controladas por pelo menos quatro dispositivos diferentes. E é claro que eles não funcionaram direito. Por isso, havia dias em que decidi apenas manter as persianas fechadas e acender as luzes. O que não é inteligente porque significa bloquear a luz natural do dia, que é fundamental para a saúde e o bem-estar. Nossos corpos precisam de raios UV-B para produzir vitamina D. Além disso, pesquisas mostram que a luz do dia ajuda a estabelecer um ritmo circadiano saudável.
Isso não é realmente um problema durante uma curta pausa, mas quando se trata de uma casa onde o cliente passa muito tempo, talvez até trabalhando a partir daí, é essencial ter um sistema que leve em consideração não apenas a iluminação e o controle elétrico, mas também o controle da luz do dia. Idealmente automatizando o controle combinado de persianas e iluminação.
Digamos que seu cliente tenha algumas janelas grandes em sua casa que deixam entrar a luz do sol. Quando o sol está brilhando, seu sistema doméstico pode ser inteligente o suficiente para saber que você não precisa acender as luzes ou que pode querer escurecê-las. No entanto, quando a luz do sol entra e as persianas estão levantadas, elas não apenas deixam entrar a luz do sol, mas também o calor. Mesmo com as janelas de vidro triplo com película na parte de trás, nada impede alguma forma de ganho de calor solar. Se o sistema de automação residencial for realmente inteligente, as persianas são abaixadas o suficiente para que a sala não superaqueça, mantendo alguma luz natural.
Obviamente, as persianas e seu controle não resolvem tudo. Depois da infraestrutura física o projeto de iluminação é um dos elementos mais importantes da casa. A iluminação pode ser o ponto positivo ou negativo da casa e de como o proprietário se sente nela.
tons de crestron
Para convencê-los, muitas vezes é útil falar sobre como os avanços recentes em iluminação e controle de iluminação estão aumentando a eficiência. Cerca de uma década atrás, as luminárias se tornaram mais eficientes com a introdução dos LEDs. Agora as luzes não precisam estar no nível mais alto do sistema de controle, pois podemos obter um bom equilíbrio e nivelar as coisas, o que significa mais eficiência e menos consumo de energia.
O protocolo DALI permite que cada lâmpada seja controlada de forma independente ou em grupos, para que o proprietário possa criar elementos de mesa ou de arte. Como todo o controle está no lastro, o proprietário economiza espaço em vários dimmers dentro de um gabinete. E a ausência de atenuação resistiva diminui a quantidade de ganho de calor. DMX também está em ascensão. Tem ainda mais canais disponíveis do que DALI, o que significa que as fases de cor podem ser programadas para que o rastreamento solar possa ser seguido automaticamente.
E, claro, não faz mal oferecer uma verdadeira garantia vitalícia em todas as luminárias e tratamentos de janela, onde as peças críticas estão sempre disponíveis, tornando o processo de substituição de itens defeituosos quase instantâneo.
Na Crestron LATIN oferecemos suporte pré-venda e pós-venda a integradores profissionais que realizam projetos de automação e controle de iluminação em espaços residenciais, comerciais e corporativos.
Etiquetas: crestron home,, iluminación,